Escritura Pública de Inventário Extrajudicial

Escritura Pública de Inventário Extrajudicial

O que é escritura pública?

A Escritura Pública é a interpretação, no papel e de acordo com os preceitos da lei, de um ato ou negócio jurídico, escrito por um tabelião, a pedido das pessoas interessadas e que deve conter, justamente, a assinatura dessas pessoas. A responsabilidade formal e legal de se “lavrar” - ou seja, elaborar -, a escritura pública é do tabelião.

A Escritura Pública é necessária para dar validade formal ao ato jurídico exigido por Lei (o ato jurídico pode ser uma compra/venda; uma doação; uma simples declaração; etc) e proporciona maior segurança jurídica às pessoas que a formalizam no Cartório de Tabelionato de Notas do seu município.

Existem vários tipos de Escrituras Públicas, dentre eles: a de Compra e Venda; a de Cessão de Direitos Hereditários; a de Cessão de Direitos de Posse; a de Reconhecimento de Paternidade; a de Confissão de Dívida; a de Convenção de Condomínio; a de Declaração de União Estável; a de Desapropriação Amigável; a de Divórcio Consensual; a de Separação Consensual; a de Doação (com reserva de usufruto ou não); a de Pacto Antenupcial; a de Permuta; etc.

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Documentação

CÓPIAS AUTENTICADAS:

  1. Documento de identidade com RG e CPF do (a) falecido (a);
  2. Documento de identidade com RG e CPF do (a) viúvo (a);
  3. Documento de identidade com RG e CPF dos herdeiros, e se for casado RG e CPF dos conjugês junto da certidão de casamento;
  4. Certidão de óbito do de cujus;
  5. Se alguma das partes forem representados por procuração, esta deverá ser pública e original. Se for de fora desta Comarca, deverá ter o sinal público reconhecido;
  6. Comprovante do recolhimento do imposto de transmissão (ITCMD);
  7. Petição e carteira da OAB do advogado;
  8. Certidão Negativa de testamento (buscatestamento.org.br)
  9. Certidão negativa de débitos municipais;
  10. Certidão negativa de débitos trabalhistas;
  11. Certidão negativa de feitos cíveis ajuizados nas Justiças Estadual e Federal;
  12. Certidão negativa da Receita Federal;

SE O BEM FOR IMÓVEL:

  1. Certidão do imóvel: narrativa e de ônus e de ações reais (atualizada);
  2. Certidão negativa de tributos municipais, expedida pelo site da Prefeitura de Boa Vista;

PARA OUTROS BENS: Comprovante de propriedade do bem. Ex: carro, trazer CRLV.

CASO O BEM SEJA EMPRESA, além dos documentos acima elencados, apresentar também:

  1. Cópia autenticada do contrato social e de todas as alterações contratuais posteriores ou a última alteração consolidada e cadastro ativo no CNPJ;
  2. Documento de identidade com RG e CPF dos representantes da empresa;
  3. Certidão Negativas de Débitos do INSS;
  4. Certidão Negativa da Receita Federal.

SE O IMÓVEL FOR RURAL:

  1. Comprovante de pagamento do ITR dos últimos 5 (cinco) anos;
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